2010, ano de eleição.Em breve veremos a programação da TV ser invadida pelos ilustres candidatos a distritais, deputados federais e senadores, com as mesmices de sempre, promessas e ataques aos adversários. Porém nos meus 46 anos de vida, jamais vi um candidato, que eu me lembre, que usasse o horário eleitoral gratuito para defender o fim da obrigatoriedade do voto.
Sabem porque eles não fazem isso, porque os caciques dos seus partidos não permitem, isso desmantelaria as aspirações da grande maioria dos políticos brasileiros e de muitos partidos, que apostam todas as fichas nessa ferramenta de poder, a ignorancia do eleitor.
Com o fim da obrigatoriedade do voto, compareceria as urnas somente o eleitor interessado em política, aquele que acompanha a trajetória desses caras e tem o discernimento necessário para julgá-los no dia da eleição. Não que o cidadão mais politizado esteja imune ao engano, mas com certeza não vota em políticos com o histórico já conhecido de corrupção e outros crimes ainda mais graves, como temos aqui em Brasília.
Tendo nas mãos essa massa fácil de ser ludibriada e manobrada, qual o interesse que os coro
néis da política desse país teriam em por um fim a obrigatoriedade do voto? Isso me faz lembrar o saudoso Odorico Paraguaçu, que se estivesse vivo, diria: "seu Dirceu borboleta, isso não passa de uma invencionice dessa imprensa marronzista e moscouvita. Prafentemente, com o inauguramento da minha obra-prima (o cemitério de Sucupira), esse povo logo esquece essa bestagem".
néis da política desse país teriam em por um fim a obrigatoriedade do voto? Isso me faz lembrar o saudoso Odorico Paraguaçu, que se estivesse vivo, diria: "seu Dirceu borboleta, isso não passa de uma invencionice dessa imprensa marronzista e moscouvita. Prafentemente, com o inauguramento da minha obra-prima (o cemitério de Sucupira), esse povo logo esquece essa bestagem".Político sério e bem intencionado, na minha opinião, teria que começar uma campanha abraçando essa causa, se não o faz e rende-se a vontade dos caciques dos seus partidos, já nos dão de saída uma mostra do que serão como parlamentares. Digamos nós, cidadãos conscientes, um grande NÃO a obrigatoriedade do voto. Vamos criar um Projeto de Lei de iniciativa popular acabando com o voto obrigatório, será um enorme passo para o início de uma nova ordem na política brasileira, começando pelo voto com maior nível de consciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.